Pages

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A alegria na dose certa!


Compartilho com vocês, a experiência de uma reportagem que fiz para a TV Campus, no Hospital Universitário de Santa Maria sobre o grupo Esquadrão da Alegria. Pude conhecer de perto o trabalho super legal dessas pessoas, que doam algumas horinhas do dia pra distribuir alegria pra pessoas que estão dentro do hospital. As crianças são as mais beneficiadas com isso. Essa é mais uma das experiências que tornam o jornalismo tão apaixonante.




Com o figurino inspirado no filme doutores da alegria, equipados com brinquedos e muita disposição, essa turma realiza duas vezes por semana um esquadrão no hospital universitário de Santa Maria. Levar diversão e momentos de pura descontração é o principal objetivo desses voluntários.

Dr. Pim Pão, Dr. K. Belera, Dra Izzy e Dr. Enf. Cotonete em uma das visitas ao CTCriac.


Desde 2007, o esquadrão da alegria visita principalmente as crianças e adolescentes internados em hospitais. Os acompanhantes, profissionais de saúde e cada pessoa que passa pelos corredores também não ficam de fora. Com a tarefa principal de fazer as pessoas darem risada, os palhaços conversam, se aproximam das crianças e ajudam a construir  um momento mais agradável no hospital, fazendo desse espaço um picadeiro improvisado, onde é permitido brincar em serviço. 



No dia 19.05.12, o Esquadrão da Alegria estreou no Hosp. Mãe de Deus (Ulbra) em Canoas. Os Dr. Maestro, Abobrinha e Salsicha fizeram a festa por onde passaram.


Sorrir é o melhor remédio e isso está comprovado cientificamente. Ele libera a endorfina, um hormônio que produz uma sensação de bem-estar e que alivia a dor. Além disso, rir fortalece o sistema imunológico, aumentando a liberação de células, criando mais defesas para o nosso organismo. Para quem está esperando uma consulta, a brincadeira é uma forma de passar o tempo mais rápido.


Aproveitando o movimento no Hospital Universitário de Santa Maria.

Através da arte do palhaço, o medo que as crianças tem de ir ao médico, diminui e isso facilita na hora do tratamento. Os voluntários do esquadrão da alegria são pessoas normais, que tem suas obrigações e atividades diárias. O diferencial é que eles doam um pouco do seu tempo e ajudam as pessoas que estão dentro do hospital.


 Dr. Enf. Cotonete dando uma carona para Dra. Belha na entrada do HUSM.



Dr. Chico Piurri
Para o empresário, Manuel da Silva, o Dr. Chico Piurri, esse é um trabalho que exige uma atenção especial: “Muitas vezes a gente abre mão, sai do trabalho, larga a família e vem, mas o resultado  que é interessante né, chegar na cama de um hospital e ver um sorriso, as pessoas na hora da saída pedir pra gente não ir embora. Eu faço mais visita na parte da noite. A noite a gente percebe mais ainda essa calmaria do hospital, aquelas pessoas que passaram todo o dia no hospital e a noite tá tudo paradinho e a gente consegue uma coisa bem legal nos quartos. Tu é bem vindo e na saída tu percebe que tu deixou uma coisinha a mais,” ressalta.



Dra. Dimitida

A advogada Giordana dos Santos, a doutora Dimitida, fala que é muito simples realizar um trabalho voluntário, basta ter vontade: “Tem que partir de dentro, tu tens que ter disposição, se dispor a fazer o trabalho, mas não é algo muito difícil de fazer, tu tem que ter um tempo disponível pra ti se dedicar, tu tem que estudar um pouco, até porque tem toda parte da caracterização, da essência do palhaço. Mas é um momento muito agradável de muito crescimento pessoal inclusive e não é difícil é só ter vontade," acrescenta.



Pesquisas mostram que as pessoas envolvidas no voluntariado possuem menos risco de desenvolver doenças e melhoram a qualidade de vida. Fazer o bem faz bem.  O retorno do trabalho voluntário vem diretamente pra quem faz. Quem quiser fazer parte desse time, deve entrar no site www.esquadraodaalegria.com.br e clicar no link, seja também um palhaço. Na hora de voltar pra casa você vai sentir uma sensação de missão cumprida, de levar para as pessoas um remédio que qualquer um pode dar: alegria na dose certa.



Dra.  N Nika e Dr. Abobrinha com anjos da alegria.



Obs: As fotos e legendas foram retiradas do site do Esquadrão da Alegria.